COPA DA ARTE
Este trabalho parte de pesquisas na historia da arte. Crio listas de convocações enumerando os principais artistas de cada país. Ai esta a lógica do futebol instaurada na arte: aplico o sistema das seleções nacionais de futebol e convoco aqueles em que confio serem os principais artistas de cada país. Depois da convocação organizo o posicionamento tático de cada artista: qual será sua posição no jogo, defino a escalação, titulares e reservas, numeração, e realizo as partidas. As partidas são realizadas mediante o posicionamento das equipes num tabuleiro de futebol de botão com as equipes instaladas no campo de jogo e com esquemas táticos definidos construo os movimentos que acredito ocorreriam caso a partida realmente acontecesse. O desempenho da cada artista atleta depende de como foi na minha avaliação sua atuação no campo da arte. As regras são as mesmas do futebol profissional.
Atualmente pesquiso artistas dos últimos 500 anos, quando a questão da assinatura se tornou mais ou menos evidente e a definição de território e nação semelhante ao século 21. Deste período as principais seleções, Itália, França, Espanha, Alemanha, Holanda, Bélgica, Inglaterra, EUA, Brasil, México, Rússia, Uruguai, Argentina entre outras são as que destacam.
No trabalho que segue pesquiso em bibliotecas e internet, faço convocações e os jogos imaginados.
A principio produzo todos estes trabalhos na forma de desenho projeto inclusive para registros das partidas imaginadas realizo anotações descrevendo lances importantes e jogadas de gol.
Referencias.
Historia da arte.
Historia do futebol.
Referências: Historia da Arte, Historia do Futebol.