2:8:0 / A NOVA REVOLUÇÃO TÁTICA
Desde á ultima revolução tática significativa apresentada ao mundo pelo “Carrossel Holandês”, apelidado carinhosamente de “Laranja mecânica” em homenagem ao filme de Stanley Kubrick, na Copa do Mundo de 1974 do técnico Rinus Michels que contava com jogadores geniais e com QI acima da media como Cruyff, Neeskens, Krol e Rensenbrink, passando pelo esquema 3: 5: 2 da “Dinamáquina” dos irmãos Laudrup de 1986, e o ajuste 4: 2: 3:1 apresentado na ultima copa pelas seleções européias em especial a Espanha, que o mundo não vive um momento tão propicio a uma revolução tática.
Os avanços na fisiologia, preparação física e medicina esportiva e a consequente compactação tática possível graças às mudanças na parte física são cenário que dão base a revolução tática que provavelmente será apresentada ao mundo no mundial de 2014 no Brasil.
A partida de futebol tenderá a ficar concentrada na faixa central do campo e com o preparo físico que permite aos atletas deslocarem-se rapidamente arrancando em velocidade e recompondo em poucos segundos o jogo de futebol tende a ficar caracterizado por toques curtos e rápidos com grande movimentação dos atletas. Diferente do futebol praticado na década de 1940, 1950, com grande espaço entre os atletas, pouca movimentação e passes longos.
O novo jogo de futebol alicerçado no esquema 2: 8: 0 apresentará ao mundo um futebol reto, rápido e vislumbrante sem jogadores guardando posições e o tradicional toque em Triangulo ou “toca y me voy” como dizem os argentinos.
Historia do Futebol, Heráldica Medieval (estudo da estrutura formal dos escudos e da sociedade medieval que o fundamenta).
Os deslocamentos e as tabelas ocorreram em formatos diferentes no sistema ‘X’ e ‘Y’ exigindo sempre a movimentação e participação de três ou mais atletas de linhas diferenciadas do campo.
2:8:0 será um esquema revolucionário que mudará o conceito de futebol como o conhecemos até então. Marcará o fim de uma era e o inicio de outro tempo vibrante, veloz, inconsequente, surpreendente e genial.
Que soe o apito! O jogo vai começar!